top of page

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Não espere o que o outro não pode te dar

  • Rita Santander
  • 14 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Estive em terapia algumas vezes na vida e na última, passei por um terapeuta cognitivo comportamental. Para quem não sabe, há várias linhas de psicoterapia que os profissionais podem seguir e cada uma tem um efeito e trabalha de uma forma. Na terapia cognitiva, a ideia é aprendermos a mudar os nossos pensamentos para reinterpretar os elementos que geram sentimentos negativos. A história do copo está meio cheio ou meio vazio. É tudo uma questão de como a gente enxerga o problema.

O período foi excelente para mim e, para qualquer um que pergunta – e também para quem não pergunta – eu recomendo buscar ajuda de um profissional sempre que precisar colocar as ideias no lugar, porque, de verdade, ajuda pra caramba quem está disposto a uma produtiva auto análise.

Foi ao fim de uma dessas sessões que o Edson, meu então terapeuta, me deixou com a pergunta: “Porque você espera dos outros aquilo que eles não podem te dar?”

Chorei claro! E chorei até a semana seguinte, quando nos encontramos de novo e eu não tinha uma resposta para a pergunta dele, mas me fez refletir sobre porque raios eu buscava no outro o que eu queria, não o que eles estavam dispostos a me entregar. Sabe quando você corta as pontinhas do cabelo e espera que o namorado note de imediato que tem algo diferente? Então. Acontece que às vezes ele não nota. E isso pode gerar certa despontamento.

Esperar atitudes, sentimentos e ações dos outros é a mesma coisa: quando elas não acontecem, gera uma puta frustração.

Recentemente eu conheci um cara que gostei bastante. O encontro foi delícia, ele me fazia rir, a gente se divertia. E, claro, esperei que houvesse um segundo encontro. Houve! Fiquei contente. Até o terceiro encontro. Quando ele passou a não me dar a atenção que eu gostaria. Fiquei chateada à princípio, mas me lembrei das sessões com Edson e da pergunta que antes me fazia chorar, e entendi que, naquele momento, o rapaz não poderia me dar mais que aqueles três encontros. Não adianta eu esperar uma ligação, uma atitude, um afago, porque ele não quer me dar aquilo.

Estou sendo clara, pessoal? O que quero dizer é que, quando o outro não quer nos dar algo, não adianta a gente esperar e sofrer por aquilo, ou ainda, despender energia buscando algo que não virá. Li esses dias que a insistência é muito cansativa e isso é verdade. Quando a gente espera muito e a coisa não vem, abrimos espaço para a frustração, o que, consequentemente, leva à tristeza.

O que eu aprendi com o Edson? Depositar expectativas nas coisas que dependem de mim e não dos outros. Cumprir os meus cronogramas de projetos, visitar o meu sobrinho aos finais de semana e ligar para o crush se der vontade. Porque tudo isso, depende só de mim. O que vier lá do outro lado, é lucro. Tem dias que meu sobrinho não quer ficar comigo. Tem vezes que o projeto atrasa, outros o crush não retribui. Mas a minha parte, eu fiz lindamente exatamente como EU gostaria. E isso não depende de ninguém, só de mim mesma.

Comments


PROCURE POR TAGS: 

© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page