VAMOS FALAR SOBRE RELACIONAMENTO AUTOABUSIVO?
- Chris Menezes
- 5 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Sim, você leu certo... relacionamento AUTOabusivo. A questão que quero tratar aqui é a capacidade que temos de ser cruéis com nós mesmas ao introjetar a violência do outro.
Independente de você ter vivido um relacionamento afetivo tóxico, você com certeza já esteve em inúmeras situações em que pessoas foram abusivas contigo.

Pare e pense numa dessas ocasiões... consegue lembrar como você reagiu, como foi seu dia depois do acontecido? Hoje, ficou remoendo aquilo e fazendo vários diálogos imaginários em que o desfecho acontecia de forma diferente? Ficou se cobrando por não ter agido assim ou assado? Depois que o filme passou e repassou inúmeras vezes em sua cabeça, você acabou ficando frustrada por ter falhado/ errado/sido omissa/ter engolido sapo... pois é.
Já fiz e faço isso demais comigo mesma. E posso te dizer, com toda a certeza, que isso é uma forma de autoabuso. E das brabas. Já falei disso em outros posts, mas a questão é que ficar remoendo situações e, principalmente, remoendo no que falhamos (ou julgamos ter falhado) vai minando a autoestima, abrindo pequenos buraquinhos, que vão se aglutinando e formando outros e maiores buracos... fazer isso um dia, ok. Mas fazer isso constantemente gera danos que podem ser irreparáveis.
Somado a isso existem todos os estímulos externos que nos cobram de ser a mulher perfeita, linda, magra, gostosa, boa mãe, profissional de sucesso e por aí... precisamos ser infalíveis sempre. E aí quando a gente dá uma derrapadinha, vem a temível e inevitável cobrança. Mas, sério né?, a cobrança não deveria vir justo de nós!!! De nós, o que precisamos é autoamor, aceitação, tolerância e carinho... vamos deixar a dureza pro mundo lá fora. Aqui dentro, vamos de clichê: mais amor, por favor! Até semana que vem!

Comentarios