Conta bancária emocional
- Fabiana Seres
- 5 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Outro dia estava lendo uma matéria sobre a Teoria da Conta Bancária Emocional e gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho sobre o tema.
Essa teoria citada por Stephen Covey em sua obra “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” é uma metáfora da conta bancária para falar sobre a qualidade em nossos relacionamentos, afinal nossos relacionamentos são bem parecidos com contas bancárias onde diariamente realizamos transações como depósitos, retiradas e verificações de saldo:

DEPÓSITOS - são realizados através de gestos de gentileza, honestidade e cumprimento de compromissos feito entre as partes.
SAQUES - são realizados quando há falta de cortesia, desrespeito, desatenção, desconsideração e arbitrariedade.
SALDO - é checado conforme o tipo de relacionamento, mais próximo ou mais distante.
Quando a conta está próxima ao vermelho, os relacionamentos
passam a ser mais tensos e para que a conta fique sempre no azul é importante fazer depósitos frequentes, que possam enriquecer essa conta e os depósitos devem ser diários, afinal relacionamentos são concretizados anos a fio.
Stephen Covey sugeriu 6 importantes depósitos para engordar nossa Conta Bancária Emocional, seguem elas:
1) Compreender o indivíduo: pelo menos tente compreender realmente a outra pessoa. Esse é um dos depósitos mais valiosos. Para fazer um depósito, o que é importante para a outra pessoa deve ser tão importante para você quanto para esta pessoa.
2) Prestar atenção às pequenas coisas: gentilezas e cortesias são essenciais. A falta provoca o abismo
3) Honrar os compromissos: esse é um depósito tremendamente enorme, afinal romper com o prometido é um saque que causa enormes rombos em sua conta. Não há retirada maior que essa, pois quando uma nova promessa for feita, ela não terá credibilidade. Este hábito cria relação de confiança que superam as dificuldades nos relacionamentos.
4) Esclarecer as expectativas: Depositamos quando deixamos claras as perspectivas desde o início, demandando um investimento de tempo e esforço inicial, economizando-os posteriormente.
5) Demonstrar integridade pessoal: gera confiança e é a base para vários tipos de depósito. Não adianta fazer depósitos altos se esses saldos forem emocionalmente desonestos.
6) Pedir desculpas sinceras quando você faz uma retirada: quando fazemos um saque da conta emocional do outro, é preciso pedir desculpas sinceras. Frases como “Eu errei”, “Foi falta de gentileza minha”, “Faltei com o respeito”, ajudam nesse processo. Pedir desculpas com o coração, e não por pena, exige muita firmeza de caráter. Uma pessoa precisa ser dona de si, e ter um senso profundo de segurança quanto aos princípios e valores fundamentais para poder pedir desculpas com sinceridade. Já as pessoas inseguras não conseguem fazer isso. O pedido de desculpas, para ser considerado depósito, deve ser percebido como sincero.
Interessante, não?!?
E você, me conta como está sua conta emocional.
Está em dia?
Beijos. Beijos. Beijos.

Comments