5 passos para cuidar de você
- Rita Santander
- 17 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
A gente vive repetindo aqui, no Canal, no Facebook - e pela vida afora - o quanto é importante, naqueles momentos de sofrimento, cuidarmos de nós mesmas, para que, fortalecidas, possamos seguir o baile por nós e não por mais ninguém.
Cuidar da gente é um ato de amor-próprio que, embora pareça simples e devesse ser um processo natural, pode ser tornar uma tarefa árdua e desgastante.

Ilustração @dilemasdaivana
Falo isso com conhecimento de causa. Muitas vezes, eu deixo a minha falta de confiança atrapalhar minhas conquistas, e não as valorizo como deveria. Isso, gente, é falta de amor-próprio.
E, como você deve imaginar, ele não está no outro, na vida e nem nas conquistas que citei acima, mas sim dentro de você. Amor-próprio nada mais é que valorizar a si mesmo de forma plena, e entender o próprio valor, independen do que os outros vão achar.
Então, para você nunca mais esquecer disso, listei aqui algumas dicas para desenvolver o seu amor próprio, que são as que eu mesma pratico no meu dia a dia e me ajudam a enxergar a pessoa maravilhosa que eu sou =)
1. Seja grato Minha terapeuta me ensinou a observar e listar pelo menos três coisas no meu dia pelas quais eu sou grata. Quando a gente pratica a gratidão, automaticamente vemos as coisas de maneira mais positiva e isso nos leva a enxergar nossas conquistas.
O que me leva à minha próxima dica:
2. Valorize as pequenas conquistas Semana passada, eu venci a preguiça e fui caminhar, que é uma coisa que me faz super bem. Então, sou grata por ter tirado minha bunda da cadeira e voltar a desenvolver esse bom hábito. Sabe quando a gente vence aquela vontade louca de tomar coca cola porque sabe que faz mal para a pele? Então, conquista nossa! YEI!!!
3. Críticas e gentilezas de mãos dadas Olhe para as críticas de forma cuidadosa. A gente não precisa tomar como verdade tudo aquilo que nos dizem. Olhe para aquilo de forma gentil e avalie se as palavras que lhe foram lançadas fazem sentido. Se sim, trabalhe no sentido da mudança. Se não, entenda que a pessoa está errada e pronto!
4. Pense como quem te ama Olhe para você mesma e pense: "Uma pessoa que eu amo diria isso para mim?". Muitas vezes, a gente é legal com os outros, mas esquece de ser bacana com a pessoa mais importante da nossa vida: nós mesmas! A forma como alguém que nos ama, muitas vezes, reflete mais a realidade que nosso próprio espelho. Pense nisso!
5. Concentre-se no agora Não no passado, nem no futuro. Olhe para o presente e veja tudo o que ele pode te oferecer. Tente não reclamar e sim, enxergar as oportunidades. Com mais atenção aquilo que está acontecendo à nossa volta, estamos também mais abertas às coisas boas que podem acontecer.
DICA BÔNUS Sem culpas A culpa, muitas vezes, aprisiona a gente num sentimento negativo. Então, em vez de pensar: "Porque raios eu fiz isso?", pense que tudo na vida são escolhas e, em alguns casos, as consequências não são tão legais. Por isso, faça as pazes com você mesma e siga buscando as melhores vias para chegar ao melhor baile da sua vida ;)
Eu já pratico esses hábitos. Bora tentar e ver a mudança acontecer???

Comments