A vida perfeita das redes sociais
- Fabiana Seres
- 24 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Há um estudo diz que casais felizes não exibem suas vidas nas redes sociais.
Mas a real é que o que mais se vê no Instagram é foto de tudo quanto é momento do casal...passeios, jantares, viagens....e em todas elas todos estão sorrindo, todos estão muito bem e muito felizes assim como nas propagandas mais fantásticas e empolgantes que o mundo da publicidade nos entrega.
Nós já sabemos que muitos casais sentem a necessidade de publicar suas vidas e os momentos a dois, porém, o estudo realizado pela Universidade Northwestern (Estados Unidos) indicou que pessoas que exibem muito seus relacionamentos são os que mais se sentem inseguros em relação ao seu parceiro.

O trabalho científico, publicado pelo Boletim de Psicologia Social e de Personalidade, acompanhou 108 casais que indicavam estar em um relacionamento em seu status no Facebook.
Durante duas semanas cada participante registrou em um tipo de diário o quanto se sentia inseguro em relação ao relacionamento e o quanto interagiu no Facebook a cada dia.
Realizada uma análise dos perfis na rede social, considerou-se o tempo era gasto na página e a quantidade de publicações sobre a relação era feita pelos casais e foi descoberto que nos dias em que os participantes se sentiam mais inseguros eles acabavam publicando mais coisas sobre o parceiro e seu relacionamento.
Eu até consigo entender esse estudo afinal posso me identificar em alguns desses momentos. Enquanto estava em um relacionamento, quando batia um sentimento de insegurança automaticamente sentia uma necessidade em publicar algo, parecia até algo irracional e impulsivo.
Muitas vezes eu também pude presenciar e observar cenas de vários casais em diversos ambientes e um deles me chamou muito a atenção.
Certo dia, em restaurante fantástico e com um clima muito agradável, um casal estava sentado à mesa e bebiam vinho e jantavam à luz de velas. Clima perfeito, não?
Pois é, mas minimamente romântico seria se eles ao menos trocassem olhares, mas eles mal se falavam! Cada um estava em seu celular, em seus mundos paralelos. Eles não estavam ali!
Tudo mudou quando, em um determinado momento, a moça saca o celular e começa a fazer poses para fotos e foi neste exato momento que sorrisos, abraços e beijos surgiram, mas durou pouco... eram apenas para o famoso click. Foto tirada, cada um voltou para suas vidas separadas.
Outro dia eu estava tomando banho de mar em uma praia de água tranquila e relaxante quando, de repente, ouço muitos berros vindos de uma moça. A mulher gritava tanto que logo assustei e me virei para ver se eu poderia ajudar.
Ela estava em pé na água e gritava para que o seu namorado se juntasse a ela. Eu pensei que ela estivesse com medo da água do mar, que não sabia nadar, sei lá....só sei que ela gritava muito e parecia ser no intuito de pedir a ajuda e a segurança dele.
Me surpreendi quando percebi que os gritos histéricos da moça eram para que o namorado se juntasse a ela para tirar uma selfie e, mais uma vez, magicamente neste momento, abraços, beijos, carinhos e poses de felicidade plena surgiram do nada.
Diferente do primeiro casal que citei acima, após essa foto, a mulher simplesmente sumiu como ninja rsss, sei lá pode ter sido Iemanjá rssss.
Manas, vamos refletir um pouco mais sobre a qualidade que passamos com nossos parceiros.
É tão bom beijo e abraço sincero, é tão bom a presença e os momentos compartilhados a dois, é tão bom estar presente e se fazer presente.
Aproveito para deixar alguns pensamentos sobre o tema e para que vocês possam pensar com carinho no que andam postando e vivendo por aí:
Quando as pessoas estão felizes numa relação, vivem o aqui e o agora.
Se, na vida real, tudo anda bem, simplesmente não tem sentido gastar tempo com publicações para demonstrar o quanto você é feliz com o parceiro.
Qualquer casal que torna públicos todos os seus desentendimentos e diferenças, ganha absolutamente nada com isso.
Falar de seus problemas nas redes sociais é a pior maneira de tentar resolvê-los. O enfoque pode até agravar o conflito.
A felicidade consiste em, simplesmente, estar numa boa sintonia com seus entes queridos, não em estar publicando novas provas de amor em seu perfil.
Você não precisa demonstrar nada a ninguém.
As pessoas não precisam se usar mutuamente para expor o quanto são felizes e queridas. Elas formam um casal porque querem, não porque é socialmente aceitável estar num relacionamento. Mas é claro que cada um decide se mantem sua vida na esfera privada ou se a torna pública.
Não se iluda com a felicidade alheia
Quem nunca, ao deslizar o dedinho pelo Instagram, não se sentiu triste achando que todos ali tem uma vida perfeita e só a sua é uma merda. De verdade? Na maior parte do tempo, as imagens lindas são só uma projeção do que se gostaria de ter, mas quase nunca se tem.
Beijos sinceros.

Comentarios