Vai pra cozinha, mulher!!!
- Chris Menezes
- 1 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Calma, menina! Isso não é nenhuma ordem sexista para você! Longe de mim te mandar encostar a barriga no fogão para cozinhar para alguém, mas você já parou para pensar em como é ou pode ser maravilhoso cozinhar para si mesma????
Eu sempre gostei de cozinhar. Na verdade, eu cozinho desde os 10 anos de idade, quando pedi de presente (ou comprei com minha mesada, não lembro) o livro de receitas da Vovó Donalda. #velhinhafeelings. Nele, aprendi a fazer bolo de chocolate e strogonoff, duas das coisas que mais amo comer até hoje.

De lá para cá, passei a (quase) dominar as panelas, batedeiras e travessas. Digo quase porque existem umas comidas frufrus que não curto fazer e outras tantas que me irritam por sempre dar errado, tipo cookies que eu amo, porém definitivamente não são “pra mim”! Humpf!!! Mas voltando aqui... cheguei a fazer uma faculdade de gastronomia que foi abandonada quando me separei. Durante um tempo, a associação faculdade-panelas-ex-marido me causou um certo trauminha e eu abandonei os fogões por um tempo.
Porém, numa sessão de terapia, fui estimulada a satisfazer minha criança interior e me lembrei daquela menina de 10 anos que adorava pilotar fogão. Foi ótimo fazer as pazes com uma paixão tão presente em mim e foi maravilhoso entender que cozinhar é, acima de tudo, um ato de amor comigo mesma. Porque, quando cozinho pra mim, eu tô cuidando do meu corpo, da minha alma e da minha mente. É ótimo saber que eu posso sim cuidar melhor de mim só preparando minha própria comida. Quem faz dieta numa casa onde ninguém mais faz, deve saber como é isso, mas quem não faz, pode e deve experimentar essa sensação.
Você não precisa se aventurar por receitas sofisticadíssimas nem elaboradas, basta apenas preparar sua própria refeição. Montar uma salada simples, adicionar novos ingredientes numa receita que faz sempre, provar novas texturas, dar uma chance praquele alimento que você implica (gente!!! Fiz isso com grão de bico e hoje ele é um dos meus ingredientes preferidos na vida!!!!)... tudo vale! Até mesmo pegar um pãozinho, abrir no meio, passar uma manteiguinha e colocar no forno uns minutos. O importante é você fazer pra você e por você!
Não se acanhe e muito menos se critique. Tente, erre, comece de novo. Claro que não estou estimulando o desperdício de alimentos, mas você não precisa jogar nada no lixo. Se a receita não tiver virado carvão ou uma pilha de sal, você pode tentar reaproveitar de outra forma. O bom da cozinha é justamente isso: um laboratório inesgotável de possibilidades, onde – igualzinho à vida real - você pode recomeçar quantas vezes quiser.
E lembra: tudo faz parte de seu crescimento e você vai melhorar nisso também!
Com amor,

PS: As garotas do Canal Segue o Baile também já mostraram sua paixão em cozinhar para elas mesmas no vídeo Comidinhas e Amor-Próprio. Relembre clicando AQUI
留言