Esse tal de amor-próprio
- Chris Menezes
- 8 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Que delícia falar de amor próprio justo no Dia das Mulheres. E que privilégio minha coluna cair justo nessa data!!!
Eu sei que falar sobre a importância do amor próprio justo no dia em que se comemora as diversas conquistas femininas é meio clichezão, mas quem não curte um bom clichê, né? Ainda mais quando se trata de um tema tão fundamental para o nosso empoderamento.

@amyshamblem
O que é afinal ter amor próprio? Bem, já vou adiantando que, pra mim, não é simplesmente ter amor por si mesma e se manter dentro de um espaço seguro, onde o outro não nos amola ou abusa de nossa boa vontade. Mas é também se honrar.
Honrar suas fraquezas e sombras. Honrar a sua falta de paciência. Honrar sua TPM. Honrar a ideia de que nem ser é fácil ser mulher.
Porque na maior parte do tempo não é fácil mesmo...
Foi traída? Seja forte e dê a volta por cima!!! Foi sacaneada no trabalho? Engole o sapo porque emprego não tá fácil!!! Engordou? Olha, trata logo de emagrecer porque senão a balança dispara!!! E não esquece, viu? Tem que malhar, meditar, se formar, ter uma carreira foda, ficar calma, não levar desaforo pra casa, ser delicada, saber dizer não, saber dizer sim sem ser oferecida... Ufa! Haja carga mental e emocional, hein? Como faz então pra ser você mesma no meio de tanta exigência? E é aí que entra o amor próprio.
É senso comum dizer que amor próprio não é uma ação e sim um estado. Eu discordo totalmente. E ainda acho muita sacanagem esperar que uma pessoa, que está sob toda aquela pressão acima, viva em “estado de amor próprio”. Não dá, né? Ou seja, se não deu conta e falhou em algum aspecto, é porque não tem amor próprio... bitch, please!!!!
Mas é possível sim agir para se colocar em estado de amor próprio, a partir do momento em que adota atitudes consistentes que apoiam o seu bem-estar físico, psicológico, mental, espiritual e afetivo. E uma delas – a mais importante - eu já mencionei acima: SE HONRAR, antes de tudo e acima de qualquer coisa.
Honre a mulher que você é, honre a mulher que a vida transformou, honre a mulher que encara e supera seus desafios e problemas. Honre seu coração e seja, acima de tudo, gentil consigo mesma.
Pra fechar, ensaiei um poeminha pra você!
Hoje é dia de SER. Dia de SER pronome: ela, dela, sua, minha, tua. Dia de SER substantivo: mãe, esposa, filha, tia, avó, namorada, noiva, esposa, amiga, parceira. Felicidade, amor, abraço, beijo, sorriso. Dia de SER verbo: amar, cuidar, acolher, desejar. Acreditar, ousar, desejar, escolher, transformar, compreender. Lutar, superar, sorrir, viver. Dia de SER adjetivo: feliz, linda, amada, carinhosa, dedicada. Guerreira, corajosa, forte, lutadora, vencedora. Vibrante, alegre, positiva, destemida. Dia de SER MULHER.
Feliz Dia, Power Seguidora do Baile!!!

Comments