VOCÊ PASSA RAIVA?
- Chris Menezes
- 2 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Descobri recentemente que sentir raiva de pessoas ou situações é um mau hábito. Sim, um hábito, igual a fumar, beber exageradamente ou comer demais. Apesar de ter ficado um pouco surpresa com a descoberta, após refletir sobre isso, percebi que faz TODO o sentido do mundo.

Sim, a raiva é e continua sendo uma emoção, como a tristeza, alegria ou medo, porém o ato de sentir raiva pode sim ser considerado um hábito, já que você pode escolher estar ou não conectada a esse sentimento. E vamos combinar que, na maioria das vezes, prevalece a opção de ficar com raiva, deixando esse sentimento dominar sua mente, suas emoções e até mesmo o seu corpo físico, fazendo com que você desenvolva sintomas desconfortáveis, tipo gastrite, tiques nervosos, bruxismo entre outros.
Quando a gente olha pela perspectiva das consequências em nosso corpo fica mais fácil entender como a conexão constante com uma emoção negativa se torna um mau hábito. Mas que tal partirmos para um exemplo prático? Vamos lá!
Imagina que seu ex tem a péssima mania de chegar atrasado para buscar as crianças, deixando você presa durante toda a manhã, sem poder se programar ou sair para fazer suas coisas. Lógico que isso é de enlouquecer qualquer pessoa e, obviamente, é de dar raiva mesmo. Aí você já sabendo que toda semana ele faz isso, você já vai dormir zangada na véspera, acorda rosnando, faz e come o café da manhã espumando, a raiva só vai aumentando, aumentando, aumentando e... nada do traste chegar. Quando ele chega, você está com o corpo todo tremendo, a cabeça doendo e sem a menor vontade de fazer mais nada. Seu dia acabou. Enquanto ele, bem, ele sai pra curtir os dias com as crianças na maior tranquilidade. Puxado, né?
Você consegue perceber onde está o erro? Não. O erro não está na atitude do traste. O erro está em você deixar uma situação sobre a qual não tem controle (a falta de consideração e empatia do outro) dominar suas emoções, a ponto de você estragar o seu dia inteiro por isso. Assim como um cigarro a mais, deixar o gatilho da raiva disparar é extremamente nocivo pra você. E como numa dieta restritiva, é sempre bom não sucumbir à tentação de se deixar dominar pelo stress.
E como faz isso? Como evitar o primeiro gole stress? Tendo CONSCIÊNCIA, ou seja, dominando a sua mente e suas emoções. Comece a perceber que filtros estão fazendo sua mente se conectar com a raiva: memórias antigas, medos, preconceitos, crenças desgastadas. Se tornando consciente de que sua mente está apenas reagindo a partir de emoções do passado, você não se deixa dominar por sentimentos negativos.
Não, dominar a raiva não é um processo fácil, mas para sua sanidade mental e equilíbrio é extremamente necessário, já que é impossível passar a vida sentindo ódio, mágoa e ressentimento. Medite, respire, frequente aulas de boxe, dance, extravase...faça qualquer coisa, mas não acumule raiva e nem alimente esse péssimo hábito.
Com amor,

Комментарии